Câmara Homenageia CTG pelos seus 25 anos

11/04/2012 - 17h01min

Em Sessão Solene no dia 11 de abril , o CTG Dom Feliciano foi homenageado pelo Legislativo Municipal através de uma proposição do
Vereador Edvino Maciejewski (PMDB).

Nos pronunciamentos, todos os Vereadores concordaram que o CTG é uma Entidade que transforma, que muda a vida das pessoas para melhor, é uma ótimo círculo social para todas as idades e todas as classes.

A frase do Hino Rio Grandense: "Povo que não tem virtude acaba por ser escravo", foi lembrada oportunamente no evento, servindo de exemplo na virtude e coragem daqueles que começaram e conservam esta história e cultura tradicionalista.

Edvino Maciejewski, proponente da resolução que contou com apoio unanime da Casa, disse se orgulhar de ser Gaúcho e estar sempre engajado nesta causa.

Presidente Nilton Schio, relembrou a história e saudosamente nomes importantes para construção e permanência da sede da Entidade, e sua participação simplória de forma braçal, que era o que lhe cabia naquele momento. Ressaltou a importância de manter viva e acesa a chama da tradição através das atividades e empenho do CTG. Falou dos recursos que sempre que possível destinou como pessoa, homem público e empresário. Fez um agradecimento especial a todos que passaram e contribuíram com o CTG Dom Feliciano até hoje, e encerrou lembrando os 48 anos de instalação do Município que se comemora no dia 12 de abril.

Fernando Couto, Patrão do CTG, finalizou os discursos cumprimentando e agradecendo a todos pela presença. Falou da satisfação em receber a homenagem da Câmara de Vereadores aos 25 anos do Cetro da Tradições Gaúcho de Dom Feliciano. Completou que para que estivessem recendo a homenagem, foi preciso que um corajoso grupo chamado Lions Clube, tivesse a iniciativa de criar um CTG em cidade predominantemente de origem polonesa.

Após formalmente criado, foi entregue a corajosos homens, liderados por Jorge Adalberto Pereira, que construíram uma ampla e ousada Sede.

O risco de nominar alguns, é injustiçar outros, mas peço a compreensão dos que aqui esqueci, pedindo que se sintam igualmente homenageados, mas é meu dever agradecer ao seu Jorge, ao Laudimir, ao Henrique Oslewski, Bráulio e tantos outros que se empenharam para a construção tão questionada à época. Registramos aqui o apoio da Prefeitura Municipal, então comandada por Catulino Rosa, do apoio dos Senhores Geraldo Kohler e do Sr. João Saalfeld, Homens que embora não sendo daqui, apostaram e investiram em nossa Sociedade.

Vejam Senhores, se uma entidade construída e equipada não é fácil administrar, tantas caem em abandono, imaginem vocês construir do nada, desde a primeira pedra, uma estrutura como a que temos orgulhor de pertencer.

Como muitos Cidadãos Donfelicianenes, passei grande parte da minha Juventude dentro do CTG, convivendo com costumes saudáveis e hoje procuro dar minha contrubuição para, com o auxílio de grande pessoas, manter e melhorar todo o patrimônio cultural que representa o CTG Dom Feliciano.

Muitos cursos de Fandango foram realizados, dezenas de bailes e rodeio. Crianças, jovens e adultos de nossa Comunidade participaram e participaram de nossas invernadas.

Representamos esta terra em várias cidades e regiões, seja com nossos laçadores, seja com nossas invernadas, procurando sempre mostrar a capacidade cultural de nosso povo.

Para encerrar disse: De coração, muito obrigado a todos.