Resumo da Sessão Ordinária do dia 07/05/12

09/05/2012 - 12h08min

Na sessão ordinária realizada no dia 07 de maio, após abertura regimental, o Presidente Nilton Schio falou sobre a nova e moderna
ferramenta de comunicação adquirida pela Câmara, o site oficial www.camaradomfeliciano.rs.gov.br e chamou o representante da empresa contratada ipoomweb Diego Marques e a Assessora Legislativa e de Imprensa Aline Rosiak, para que expusessem a forma de construção e utilização do site pelos Vereadores, funcionários e público em geral. Após foram apreciados e aprovados por unanimidade os seguintes projetos de Lei do Executivo Municipal: 45/2012, que autoriza a convocação de servidor para regime de trabalho e dá outras providências; 46/2012, que abre credito suplementar no valor de R$ 11.753,24 na Secretaria de Saúde; 47/2012 que altera requisito para provimento de Cargo em Comissão; 48/2012 que abre credito suplementar no valor de R$ 10.000,00 na Secretaria de Saúde. Foram aprovados também os Projetos de Resolução de iniciativa do Legislativo 07/2012 que Cria Comissão de Orçamento e Finanças na Câmara de Vereadores e dá outras providências. O Presidente de imediato solicitou aos Líderes das Bancadas a indicação dos nomes dos Vereadores que comporiam essa Comissão. Foram indicados os Vereadores José Ademar de Lima Soares pelo PT, Delamir pelo PSDB e Edvino Maciejewski pelo PMDB. Em seguida também foram aprovados por unanimidade os projetos 08/2012 que autoriza a realizar Sessão Solene da Câmara para homenagear a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Camaquã. Na mesma sessão foram aprovados por unanimidade os pedidos de informações 48/2012 de autoria do Vereador Nilton Neimar Schio; 46/2012 e 47/2012 de autoria do vereador Delamir da Silva, e ainda as Indicações coletivas 19/2012 e 20/2012.

Se fez presente na Sessão, atendendo a convocação da Câmara à ex vice-presidente da Associação de Saúde de Dom Feliciano – ASDOMF Isabel Wiatrowski que apresentou informações a respeito dos valores recebidos do Município, bem como o número de atendimentos, baixas hospitalares, a dinâmica de funcionamento de Hospital e suas despesas até agora.

Ainda foi lido e aprovado por unanimidade o ofício de n° 006/2012 do Pastor da Igreja Assembléia de Deus, Geraldo da Silva, pedindo para que seja implantado um redutor de velocidade próximo a igreja afim de evitar futuros acidentes. Também foi lido e aprovado o comunicado do Vereador Marcio Rosiak, informando que estará em viagem do dia 08 a 19 de maio onde se encontrará com diversas autoridades Polonesas para tratar de assuntos de interesse da comunidade domfelicianense, e esclarecendo que a viagem não terá qualquer ônus para os cofres públicos. O presidente comunicou o recebimento das respostas dos Pedidos de Informação 33/2012, 34/2012, 35/2012, 36/2012 e 37/2012 recebidos pela Prefeitura Municipal.

Fizeram uso da palavra no grande expediente: Vereador Delamir: Agradece o povo que se faz presente e participa através da rádio on line. Fala sobre o dinheiro investido na saúde, informa a comunidade que visitou Bento Gonçalves em um evento sobre meio ambiente onde esteve acompanhado pelo Vereador Nilton. Também comenta que teve em visita com os Vereadores Nilton e Edivino ao Prefeito de Sentinela do Sul, onde trataram de vários assuntos, entre eles, a plantação de pepino que não deu certo no Município de Chuvisca. Pediu providencias ao Prefeito para que encaminhe ao Legislativo o beneficio para o Conselho Tutelar.Falou sobre algumas estradas do Município que estão com difícil acesso e na ocasião elogia estradas de outros Municípios. Comenta sobre Lei da Ficha Limpa que foi criada e aprovada pela Câmara e que o Prefeito é contra a iniciativa.Vereador Nilton: Cumprimentou o povo presente e conectado na rádio on line. Falou sobre o Site que trouxe inovação, modernidade, tecnologia e conhecimento em beneficio do cidadão, agradeceu a assessora  Aline Rosiak a qual denominou na ocasião de madrinha do site pelo grande desempenho e dedicação que teve e ao Diego, gerente da empresa contratada  pela criação do Site que atendeu e superou expectativas. Falou sobre sua participação no ultimo final de semana na 28ª Festa do Fumo e V Agrifest no Município de Chuvisca, onde encontrou-se com o Ministro Mendes Ribeiro e expôs sobre as questões políticas e também de Ministério. Comentou que o Município de Chuvisca tem uma festa a 28 anos e em Dom Feliciano sequer acontecem eventos de grande porte. Fez menção a ausência do Prefeito Clenio para prestigiar o evento e as Autoridades presentes. Sobre os Hospital relatou toda visão que teve e os avisos que fez sobre a situação, e que se comprovam hoje. A falta A falta de "tato" por parte da Administração na condução da negociação pelo não fechamento. Mais uma vez comprovando, que sua opinião estava certa, pois o hospital veio a fechar, e hoje aberto não realiza os procedimentos fundamentais a população, sem contar os gastos exorbitantes, que em 2011 e 2012 ultrapassam 2 milhões de reais  e mesmo assim sem atendimento, funcionamento no máximo como um postão. Matematicamente falando se a Prefeitura tivesse acordado com as irmãs Bernardinas que administravam o Hospital, o investimento seria bem menor, sem contar que o hospital não teria fechado e continuaria prestando os serviços necessários. Sobre o Projeto Ficha Limpa, questiona o Prefeito por não querer este projeto estendido aos CCS e FGS, deveria ser o mínimo exigido. Também relatou a falta de diálogo com os Vereadores e sobre sua especialidade em vetos, mais uma caso na Lei de Transparência. Se o Prefeito quisesse ser transparente como ele prega, poderia ter sentado com os Vereadores e revisado as indicações, os projetos e fizesse adequações, mas prefere usar da sua especialidade e entrar na justiça para resolver essas questões, do que dialogar com os Vereadores que representam 100% a população.