Resumo da Sessão Ordinária do dia 06 de agosto.

06/08/2012 - 09h24min

Aos seis dias do mês de agosto do ano de dois mil e doze, às dezessete horas, na sede da Câmara de Vereadores, realizou-se a quadricentésima trigésima quinta Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. Abrindo a Sessão, o Presidente comentou sobre a convocação feita ao Secretário de Gestão e Finanças da Prefeitura, Rudi Nei Dalmolin, o qual não se fez presente por motivos de doença. Em relação à mesma convocação, especificamente para falar sobre o convênio com a Brigada Militar e sua atuação no trânsito se fez presente o servidor Marcelo Gambarra Advogado da Prefeitura. Prosseguindo, o Presidente solicitou ao Vice-Presidente que procedesse a leitura do Pedido de Informações nº 52/2012 e do Pedido de Informações 53/2012, que, após lidos e discutidos, foram aprovados por unanimidade. Seguindo, foi feita a leitura dos Projetos de Lei de origem do Executivo Municipal nº 68/2012 69/2012, 70/2012, 71/2012 e 72/2012, e de origem do Legislativo foram lidos os Projetos de n° 15/2012 e 16/2012 que passam a cumprir prazo regimental. Após o intervalo regimental iniciou-se o Grande Expediente: Ivo Antonio de Oliveira (PSDB) : Iniciou cumprimentando  a todos. Comentou sobre o Projeto de iniciativa do Executivo n°70/2012, e criticou a iniciativa do Prefeito pela criação do Projeto, que custeia viagens e hospedagem e não se trata de investimentos. Falou que não há nenhuma cultura que substitua o fumo em nosso município apesar da importância da diversificação. Comentou sobre a situação em nosso Município e em todo  o pais, e falou sobre as audiências públicas que realizarão para esclarecer  os motivos porque o Projeto será rejeitado. Finalizou seu discurso dando uma boa noite e agradecendo a presença de todos. Nilton Schio (PMDB) Iniciou desejando uma boa noite a todos os presentes. Comentou sobre o não comparecimento do Secretário de Gestão e Finanças da Prefeitura, Rudi Nei Dalmolin. Falou sobre a importância do debate que é de onde as pessoas podem tirar suas próprias conclusões. Relatou a demissão de uma funcionária da Prefeitura por perseguição política.  Falou sobre as negociações que veem acontecendo na atual administração. Disse ainda que lhe chegaram comentários de que uma funcionária pública da Prefeitura estaria fazendo uso de telefone do seu serviços para usos pessoais. Falou sobre o despacho do Promotor Ricardo Lazarim sobre a padronização dos prédio, onde umas das alegações feita pelo Senhor Prefeito era de que o prédio onde se  localiza o comitê do Partido dos trabalhadores já era da mesma cor o que todos sabem que não é verdade, e que ele ainda teria dito que eram as cores da Polônia já que o Município possui uma forte ligação com este país e por incrível que pareça a Casa da Cultura maior símbolo Polonês da cidade não foi pintado. Seguindo seu discurso Schio disse  ainda que o que mais lhe chamou a atenção foi  a alegado de que os bonequinhos estilizados com estrelinhas que lembram a estrelinha do PT teria sido baseado na casa da cultura o que não tem relação nenhuma. Mais diz ter certeza que as estâncias superiores irão revisar este fato. Raimundo Zalewski (PSDB) - Iniciou dando uma boa noite e lamentando o fato de nem todos os vereadores estarem presentes no Grande Expediente. falou sobre o Projeto que será lido na próxima sessão. Sobre a rádio, que foi citada que foi fundado pelo PT disse que a rádio não foi criada pelo PT mais pelo povo de Dom Feliciano, inclusive pela Câmara de Vereadores, que hoje não tem espaço para serem ouvidos. Falou sobre a alta elevação no número de estagiários na Prefeitura, disse que é importante pois é um incentivo aos jovens mais que quando é necessário. falou sobre a carência do hospital, e sobre as quatro ambulâncias que o governo anterior deixou e que hoje só possui uma. Falou ainda sobre as audiências que realizarão no interior para levarem a informação sobre o Projeto de Lei n°70/2012. Finalizou dando uma boa noite a todos. Edvino Maciejewski (PMDB) -  Iniciou seu discurso dando boa noite a todos os presentes e ouvintes da Radio Web. Sobre o quadro do tabaco falou ser bastante preocupante pois é o que gera a maior renda do Município apesar da diversificação ser muito importante, porém não podemos querer termina-lo em nosso Município. Falou sobre sua não candidatura nas próximas eleições, e desejou sucesso a todos que estão concorrendo e que seja uma campanha bonita e produtiva. Finalizou seu discurso desejando uma boa noite a todos. Delamir da Silva (PSDB) - Iniciou cumprimentando aos presentes e a todos ouvintes. Relatou o caso de uma pessoa de nosso interior que por não conseguir carro para o leva-lo a Pelotas, acabou indo então de bicicleta. Parabenizou os Presidentes da comunidade São João Batista e da comunidade do Remanso pela grandiosa festa e pela excelente recepção. Falou sobre o Pronaf e o Pronafinho onde houveram algumas mudanças obrigando o produtor a plantar outras culturas além do fumo. Comentou ainda sobre Projetos que chegaram ao Legislativo e criticou principalmente o Projeto de Lei n°70/2012. Comentou ainda sobre as promessas de campanha feitas pela atual administração e que não foram realizadas. Relatou sobre o alto números de funcionários de outras cidades contratados pela Prefeitura. Finalizou dando uma boa noite a todos.